Harmonia Quartal

Harmonia quartal, significa harmonizar uma escala qualquer com acordes em intervalos de quarta e quarta aumentada.

Temos por exemplo a escala de C maior que seria C , D , E, F , G, A, B, colocaremos os acordes desta escala em intervalos de quarta.

Primeiro acorde C F B E

Segundo acorde D G C F

Terceiro acorde E A D G

Quarto acorde F B E A

Quinto acorde G C F B

Sexto acorde A D G C

Sétimo acorde B E A D

Como estamos vendo, temos a escala de C harmonizada em quartas.

Vamos dar um exemplo sobre um acorde, digamos que seja o acorde de Dm7

Como falei na últilma aula para um acorde menor com 7 podemos utilizar 3 modos, o dórico ( II grau ) o frigio ( III grau ) e o eólio ( VI grau ).

Vamos começar pesando em dórico, então utilizaremos a escala de C maior, pois o Dm7 é o segundo grau da escala de C maior.

Primeiro acorde C F B E

Segundo acorde D G C F

Terceiro acorde E A D G

Quarto acorde F B E A

Quinto acorde G C F B

Sexto acorde A D G C

Sétimo acorde B E A D

Cada superposição de acorde vai gerar uma tensão sobre o acorde.

por exemplo o acorde formado por C F B E tocado sobre o Dm7 vai gerar uma tensão de 4 6 e 9 assim o acorde ficará Dm7 ( 4, 6 e 9 )

Lembre-se que estamos apenas na escala maior, e em um modo vc poderá utilizar para o Dm7 com o mesmo raciocinio o modo Frigio e o Eólio.

C tem por tensões maj7, 9, #11 e 13. podendo admitir ainda a 5#.

Essa escala de C escrita em quartal aí em cima não é exatamente como usamos.

O quartal admissível e representante de C vem do modo Lídio.

Quartal é tratado por acorde, MODAL, sem referencia a estruturas tonais. Ainda, é admitida uma segunda ou segunda bemol entre essas quartas mesmo fora da escala(cluster), o que empresta ao acorde um caráter dominante.

Pra entender quartal , melhor ouvir o cara que o desenvolveu. MacCoy Tyner.Um pianista que tocava na banda de John Coltrane. Também Bill Evans (com Miles Davis). NO geral todos os músicos de Rock usam quartais, porém, o fazem apenas com duas notas. (uma tônica e uma quarta). Vide , BlacKmore, JimiHendrix.Toam,porém, apenas dentro da pentatônica.Logo, é o mesmo só que com mais duas ou três quartas e dentro de escalas que possui o acorde em sua estrutura.

Ex.: Dm7(9/11/13/#5/b9 notas possíveis no acorde de Dm).

Dm7/9/11/13/#5 estão na escala C Jônico, portanto qualquer shape de quartas superpostas usando notas de C(jônico) é esse Dm.

Dm7(b9) está na escala Bb Jônico.

Claude Debussy(França) e o Polonês Chopin escreveram estudos em quartas.

O que não se admite é deixar uma terça entre uma corda e outra da guitarra quando a proposta é tocar com o quartal. Além do quartal existe o Quintal (o nome é esse mesmo),sobrepondo quintas sucessivas da escala, mas praticado , sobretutudo, por pianistas . Na guitarra exige uma abertura extrema da mão esquerda ( pode usar , por exemplo, Two hands). Tanto o quartal como sua inversão, o quintal, são mais conhecidos como Open Voices Chord.

Os clusters (acordes formados por segundas e segundas menores), como Closed Voices Chord.

Anúncios

8 comentários sobre “Harmonia Quartal

  1. kra da teu e-mail do msn eu sou evangélico pow gostei muito das tuas postagens eu sou do ministerio de louvor paraiso e nós estmos em fase final de ediçao mixagem e todo o resto do nosso primeiro cd chamado restauração.. tow precisando de umas dicas e tudo sou violonista e gostei muito do seu blog. a paz de Cristo…

  2. E aew irmao, gostei pra catamba do teu blog parceiro, tem muita coisa massa aqui pra gente aprender. Gostaria q tu me explicasse ,elhor sobre os Módulos gregos e Harmonia Quartal. Tbm sou cristão e tenho um projeto de uma banda ai com meus amigos. O estilo vai ser um pouco pesado hehe, na verdade vai Prog. Metal. E nesse estilo os caras usam muito os módulos e a harmonia quartal. Se tu puder me ajudar eu agradeço muito. Fica com Deus

  3. Velho mt bom sua teoria, vai me ajudar pra caramba!
    Eu tbm sou musico adorador, e o fato de eu tocar na igreja ou seja ( ser um levita), quero desenvolver o máximo como musico e apresentar sempre
    o melhor para DEUS.
    valeu!

  4. Velho mt boa sua teoria, vai me ajudar pra caramba!
    Eu tbm sou musico adorador, e o fato de eu tocar na igreja ou seja ( ser um levita), quero desenvolver o máximo como musico e apresentar sempre
    o melhor para DEUS.
    valeu!

  5. primeiramente,boa noite. assisti a sua aula de harrmonia.quartal,voce tem conhecimentos profundos,e explicou maravilhosamente de uma forma pratica obrigado por voce ter dividido, este conhecimento para nós,que jesus lhe dê em múltiplos de graças e saúde e vida, fique com deus muito obrigado…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s